Qualidade: Primeiros passos

Qualidade: Primeiros passos

Nesta série, nós exploramos conceitos que fazem uma boa gestão da Qualidade, auxiliando desde quem está começando até quem quer se atualizar. Boa leitura!  

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QUALIDADE essa palavra nos últimos tempos, de uma forma direta ou indireta, está inserida no dia-a-dia das pessoas e das empresas, exigindo delas atitudes e investimentos. No entanto, ainda é uma área pouco explorada, desconhecida para muitos e na qual ainda poucos investem apesar do seu potencial.

codigo_hamurabi

Os primórdios da qualidade surgem no império babilônico. Naquele tempo, o rei Hamurabi decretou um grupo de leis estipulando direitos e deveres para a população, a fim de facilitar a sua administração – o Código de Hamurabi,

Os Gurus da Qualidade são pessoas que com seus estudos e experiências, influenciaram a Gestão da Qualidade para que chegasse ao nível que conhecemos hoje, e estimularam gestores ao redor do mundo a buscar a excelência em gestão.

Os Gurus da Qualidade são pessoas que com seus estudos e experiências, influenciaram a Gestão da Qualidade para que chegasse ao nível que conhecemos hoje, e estimularam gestores ao redor do mundo a buscar a excelência em gestão.

Os Gurus da Qualidade são pessoas que com seus estudos e experiências, influenciaram a Gestão da Qualidade para que chegasse ao nível que conhecemos hoje, e estimularam gestores ao redor do mundo a buscar a excelência em gestão.

Os Gurus da Qualidade são pessoas que com seus estudos e experiências, influenciaram a Gestão da Qualidade para que chegasse ao nível que conhecemos hoje, e estimularam gestores ao redor do mundo a buscar a excelência em gestão.

Os Gurus da Qualidade são pessoas que com seus estudos e experiências, influenciaram a Gestão da Qualidade para que chegasse ao nível que conhecemos hoje, e estimularam gestores ao redor do mundo a buscar a excelência em gestão.

Woman examines various items of dishes. Beautiful woman shopping tableware in supermarket. Corona virus concept.

Nem sempre, os profissionais de laboratórios, conhecem a diferença entre Controle de Qualidade e Garantia da Qualidade. Tanto a Garantia da Qualidade quanto o Controle de Qualidade são áreas da Gestão da Qualidade, com atividades e rotinas especificas. Portanto, é importante que todos os colaboradores conheçam esses conceitos para entenderem melhor a sua aplicação na Gestão da Qualidade.

Two young women doctors sitting on the sofa .

No dia-a-dia do laboratório, estamos sujeitos a uma série de acontecimentos que precisam ser reportados para que a Gestão da Qualidade possa analisar e tomar as ações necessárias.

No entanto, o reporte ou registro desses acontecimentos muitas vezes torna-se difícil e confuso para os colaboradores, por falta de orientação.

Close-up Of Businessperson Hand Stopping Colorful Blocks From Falling On Table In Office

O bom gestor quer saber e entender o que causou o evento reportado, e vai tomar ações para conter e corrigir as causas assegurando que esse fato não se repita.  Quais são essas ações?

Atitudes para conter, corrigir ou prevenir uma não conformidade no sistema da qualidade.

Vejamos um pouco sobre cada uma delas.

 
In Bright Medical Science Laboratory: Beautiful Microbiologist Wearing Glasses Looks Under Microscope Analyzing Sample. Brilliant Scientist, Doctor, working with High-Tech Equipment. Close-up Shot

Quando a Análise de Causa Raiz não é realizada ou então, executada de forma inadequada, a não conformidade reaparece. Ela é aplicada para entender os fatores que levaram à situação não conforme, ao desvio da qualidade.

Tem por objetivo gerar ações corretivas para sanar o problema e prevenir a sua recorrência.

Business growth concept on grey and white background side view. hand putting wood block onto tower.

No dia-a-dia do laboratório, estamos sujeitos a uma série de acontecimentos que precisam ser reportados para que a Gestão da Qualidade possa analisar e tomar as ações necessárias.

No entanto, o reporte ou registro desses acontecimentos muitas vezes torna-se difícil e confuso para os colaboradores, por falta de orientação.

O bom gestor quer saber e entender o que causou o evento reportado, e vai tomar ações para conter e corrigir as causas assegurando que esse fato não se repita.  Quais são essas ações?

Atitudes para conter, corrigir ou prevenir uma não conformidade no sistema da qualidade.

Vejamos um pouco sobre cada uma delas.

 

Quando a Análise de Causa Raiz não é realizada ou então, executada de forma inadequada, a não conformidade reaparece. Ela é aplicada para entender os fatores que levaram à situação não conforme, ao desvio da qualidade.

Tem por objetivo gerar ações corretivas para sanar o problema e prevenir a sua recorrência.

No dia-a-dia do laboratório, estamos sujeitos a uma série de acontecimentos que precisam ser reportados para que a Gestão da Qualidade possa analisar e tomar as ações necessárias.

No entanto, o reporte ou registro desses acontecimentos muitas vezes torna-se difícil e confuso para os colaboradores, por falta de orientação.

No dia-a-dia do laboratório, estamos sujeitos a uma série de acontecimentos que precisam ser reportados para que a Gestão da Qualidade possa analisar e tomar as ações necessárias.

No entanto, o reporte ou registro desses acontecimentos muitas vezes torna-se difícil e confuso para os colaboradores, por falta de orientação.

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