A Importância da Cultura da Qualidade

dinheiro_papel_higienico-21-320x198No universo da Medicina Laboratorial e Analises Clinicas, poucos são os laboratórios que possuem a sua qualidade certificada. Esse cenário corresponde à nossa realidade como pais em desenvolvimento e o valor que as empresas dão para sua própria sobrevivência  no mercado. Na minha opinião, o que falta em muitos dos laboratórios já certificados e está praticamente ausente nos demais, é uma verdadeira cultura da qualidade. Esse é o primeiro passo, deveria nascer e ser incentivada bem antes da certificação. Um desafio que enfrento diariamente como consultora.
Ter certificado na parede e demonstrar a qualidade apenas na auditoria,  não é QUALIDADE. é propaganda enganosa e dinheiro jogado fora!
Aliás, já comentei um pouco sobre isso no artigo Qualidade não se compra, CONQUISTA-SE!
Concordo plenamente com o que o amigo Ronaldo Costa do Qualiblog escreveu: ” Assim como filhos são geralmente influenciados pelos exemplos dos pais, as pessoas em uma empresa são guiadas pelos exemplos dos superiores. A Direção, tendo o papel máximo na hierarquia da empresa, deve ter a iniciativa e a responsabilidade de dar esse exemplo. O que é importante (e praticado) pela Direção, torna-se importante para todos os ní­veis da empresa. Percebam que não basta a Direção DIZER que a Qualidade é importante, ela deve MOSTRAR isso!
Afinal, Diretores, Empresários, Gerentes: o investimento feito numa certificação foi feito apenas para ter um pedaço de papel nas mãos ou para levar a empresa a um novo patamar? Não creio que vocês pretendessem desperdiçar dinheiro” Nem que continuem desperdiçando em cada auditoria de manutenção e certificação!
Enquanto não existir uma cultura da qualidade nas empresas, veremos os milhares de caros “certificados decorativos” pendurados em recepções, salas de reuniões, ampliados em pôsteres e reproduzidos em sites, mas sem significado algum dentro das empresas.”
Se a cultura da qualidade não é assimilada pela Alta Direção, jamais o será pelos colaboradores. Se o seu laboratório quer um selo de Qualidade, pense sobre isso.

A Importância da Cultura da Qualidade