A Hora da Coleta é importante?

relogio-200x150As pessoas tém o hábito cultural de realizar seus exames pela manhã, embora hoje a maioria dos laboratórios ofereça a opção de coleta no perí­odo da tarde. O esforço fí­sico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas, como a AST e a creatinoquinase. O efeito em geral é transitório  e decorre da mobilização de água e de outras substancias entre os diferentes compartimentos corporais, das variações nas necessidades energéticas do metabolismo e na eventual modificação fisiológica que apropria atividade fí­sica condiciona, conforme as Recomendações da SBPC para Coleta de Sangue Venoso.

Alguns analitos bioquí­micos sofrem flutuação no plasma durante o dia, como por exemplo o Ferro e a Uréia. Devido essas variações fisiológicas prefere-se a coleta da amostra com o paciente em condições basais sem esforço e em jejum, facilitando a padronização e a reprodutibilidade na fase pré-analítica.

Para não haver falha na interpretação e consequentemente repetições e recoletas, pode-se instruir o paciente que realize seus exames preferencialmente sempre no mesmo período do dia, de forma que os resultados possam ser comparáveis.

A Hora da Coleta é importante?
Tagged on: