Código de Ética e Conduta

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Este Código de Conduta foi construído por meio da opinião dos diretores da BMN Consultoria e tem grande valor, já que traduz a essência da nossa cultura organizacional.

A BMN Consultoria quer ser reconhecida pela ética, honestidade e integridade de suas práticas profissionais e administrativas em todas as suas relações comerciais e com o cliente, bem como internamente, com seus colaboradores.

Este Código de Conduta está dividido em 8 princípios e norteia-se nos valores básicos das relações humanas. Este Código de Conduta se aplica, portanto, a todos os colaboradores que atuem para a nossa organização.

Seu objetivo é auxiliar a entender as obrigações éticas e legais que existe, ao lidarmos com nossos negócios e com as pessoas que trabalham conosco.

As diretrizes estabelecidas neste Código de Conduta são obrigatórias e, como tal, devem ser sempre observadas por cada um, nas suas atividades.

Os Diretores devem ser consultados para decidir sobre a postura adequada em relação à conduta daqueles que atuam em nome da BMN Consultoria.

1° PRINCÍPIO - Integridade, respeito às leis e às normas internas

A BMN Consultoria está comprometida com o cumprimento das leis vigentes no pais e as regulamentações aplicáveis aos seus negócios, e com a prevenção de qualquer conduta que possa ser considerada ilegal. Considerando as sérias consequências jurídicas a que eventuais infrações à legislação podem expor a Empresa, a Diretoria tomará todas as medidas que julgar necessárias contra os colaboradores que não as cumprirem. Alegação de desconhecimento das leis e normas, zelo excessivo, boa-fé ou que o curto prazo não permitiu que se buscasse orientação, não serão aceitos como justificativas válidas para o descumprimento da legislação vigente aplicável.

Portanto, são nossas obrigações:


1. Obedecer às leis do país, com ênfase para aquelas ligadas à nossa atividade.

2. Respeitar as normas e políticas internas.

3. Em situações de conflito de interesses, deverá sempre prevalecer os interesses da organização sobre o interesse das pessoas envolvidas.

4. Não usar a empresa ou cargo para obter vantagens pessoais de qualquer natureza.

5. Nas relações com clientes e fornecedores, o interesse da organização terá sempre privilégio, sobre qualquer perspectiva de vantagens pessoais presentes ou futuras.

2° PRINCÍPIO - Proteção ao patrimônio físico, moral e intelectual

A BMN Consultoria zela pela preservação do seu patrimônio físico, moral e intelectual.
Nossa marca e reputação são nossos maiores ativos.
São nossos deveres:

1. Respeitar e fazer respeitar a imagem, o patrimônio e a marca BMN Consultoria.

2. Os bens que constituem nosso patrimônio físico devem ser usados exclusivamente em assuntos de interesse da organização.

3. A utilização ou divulgação da nossa marca só pode ser feita com autorização expressa da Diretoria.

4. Em entrevistas, artigos, imagens ou outras formas de manifestação pública de caráter pessoal, devemos resguardar a imagem e os interesses da Empresa.

5. Bens intangíveis, tais como idéias, projetos, documentos, planilhas, softwares e outras formas de propriedade intelectual relacionadas às atividades da BMN Consultoria, pertencem à Empresa.

6. Os bens de propriedade intelectual da Empresa não podem ser divulgados, copiados ou alterados, sem a expressa autorização da Diretoria. Caso contrário, será considerado apropriação indevida e as medidas cabíveis tomadas.

3° PRINCÍPIO - Valorização do capital humano

A BMN Consultoria reconhece o capital humano como essencial para o êxito das empresas prestadoras de serviços. Dessa forma, considera fundamental manter sua equipe preparada, motivada e em processo continuo de aprimoramento profissional.
Assim sendo:

1. Estimulamos o trabalho em equipe, com respeito à individualidade e busca de consenso entre as pessoas.

2. As relações no ambiente de trabalho devem ser de cortesia e respeito mútuo, com empenho de todos para que predomine o espirito de equipe, a lealdade, a franqueza e a confiança.

3. Estimular o desenvolvimento e o aprimoramento de conhecimento que permitam o continuo crescimento pessoal e profissional.

4º PRINCIPIO - Relacionamento e compromisso com os Clientes

Os Clientes são a nossa razão de existir e o oferecimento de serviços com alto padrão de qualidade e a excelência no atendimento são fundamentais para a sustentabilidade da Empresa.
Assim, devemos:

1. Atender os clientes com profissionalismo, competência e presteza.

2. Oferecer aos clientes tratamento digno, respeitando seus direitos de consumidor.

3. Respeitar os valores das pessoas e empresas com as quais vamos trabalhar.

4. Fornecer todas as informações de forma adequada e transparente, claras e confiáveis, para permitir aos clientes a melhor decisão.

5. Estar receptivo às opiniões dos clientes, considerando-as como oportunidades de melhorias do atendimento, dos produtos e serviços.

6. Ter como compromisso permanente a entrega de serviços com alto padrão de qualidade.

7. Tratar as informações dos clientes de forma sigilosa.

8. O relacionamento com os clientes deve ser pautado pelo compromisso de satisfação de seus direitos e interesses, desde que em concordância com as diretrizes e politicas da BMN Consultoria.

9. Não esquivar-se de eventuais falhas cometidas na prestação dos serviços, mas assumi-las com franqueza e buscar soluções que melhor atendam o cliente.

10. Não são toleradas atitudes que configurem qualquer forma de assédio ou discriminação, qualquer que seja sua origem (idade, gênero, raça, preferencia sexual, deficiência, crença religiosa, convicção politica etc). Confiamos que a diversidade edifica o relacionamento humano.

5º PRINCIPIO - Relacionamento e compromisso com os Parceiros

Os Parceiros nos proporcionam oferecer serviços fora de nossa competência mantendo o mesmo padrão de qualidade. Essas parcerias serão sempre pautadas pelo respeito à reputação e dignidade dos parceiros, às leis e transparência.
Assim, devemos:

1. Criar parcerias duráveis e reciprocamente benéficas.

2. O relacionamento com os parceiros deve ser pautado pelo compromisso com seus direitos e interesses, desde que em concordância com as diretrizes e politicas da BMN Consultoria.

3. Respeitar os valores das pessoas, empresas e suas propriedades intelectuais.

4. As relações de parceria devem ser de cortesia e respeito mutuo, com empenho de todos para que predomine a lealdade, a franqueza e a confiança.

5. A escolha e contratação dos parceiros deve ser baseada em critérios técnicos, profissionais, éticos e de acordo com as necessidades da BMN Consultoria.

6º PRINCIPIO – Respeito ao meio ambiente

Promovemos atitudes de proteção ao meio ambiente trabalhando de forma sustentável, reutilizando e reciclando, gerando o mínimo de resíduos. Por isso, entendemos ser nosso dever de cidadãos, contribuir para desenvolver com nossos clientes, práticas sustentáveis de redução de consumo de água, energia, combustível e papel.

1. É nosso dever respeitar e preservar o meio ambiente, e valorizar a biodiversidade.

2. Divulgar e valorizar uma cultura sustentável, a partir de atitudes simples como a reutilização, a reciclagem e o consumo racional.

3. Incentivar e disseminar a implantação da segregação de resíduos para a coleta seletiva e reciclagem.

7º PRINCIPIO – Uso da informação e mídias sociais

A BMN Consultoria considera a informação como ativo de grande valor. As informações privativas das pessoas e das organizações são de grande importância no mercado e devem ser usadas com responsabilidade.
Assim, devemos:

1. Preservar a confidencialidade das informações a que temos acesso, mantendo-as exclusivas das pessoas envolvidas no processo.

2. As informações divulgadas aos nossos públicos de interesse devem ser claras e verdadeiras, já que envolvem a credibilidade da Empresa.

3. Utilizar os canais de comunicação cuidando sempre da segurança. Não disseminar por qualquer meio eletrônico e internet, mensagens que contenham assuntos ilegais, pornográficos, racistas, de cunho religioso ou politico-partidário.

4. Toda e qualquer divulgação deve passar pela análise da Assessoria de Marketing para que a imagem da BMN Consultoria se apresente de forma unificada.

5.Utilizar as mídias sociais corporativas, com informações precisas e verdadeiras, apenas como ferramenta de divulgação da Empresa.

6. Utilizar os meios de informática garantindo a segurança das informações.

8º PRINCIPIO – Relação com Concorrentes

1. Devemos manter um relacionamento respeitoso com nossos concorrentes, reconhecendo que a sua existência serve como estimulo aos nossos esforços de inovação e aperfeiçoamento de práticas e produtos.

2. A obtenção de informações dos concorrentes só deve acontecer de forma licita e transparente.

3. A BMN Consultoria poderá participar de iniciativas de empresas concorrentes, que sejam de interesse dos profissionais e empresas de saúde e voltadas para maiores beneficios aos clientes e a comunidade em geral.

4. Consideramos a disputa pelo cliente uma pratica normal nas organizações, desde que pautada na lisura, e não há razão para retaliações caso nosso concorrente seja escolhido.

Gestão do Código de Conduta

As questões de conduta que por ventura surgirem, serão tratadas pela Diretoria da BMN Consultoria, e solucionadas num prazo de 7 (sete) dias úteis. No entanto, este prazo poderá ser prorrogado caso a questão demande maior tempo de análise. Está a disposição dos colaboradores, parceiros e clientes o email contato@bmnconsultoria.com.br para encaminhar um depoimento, conflito ou denúncia. A identificação do denunciante será mantida em sigilo. Não serão consideradas denuncias anônimas.

GLOSSÁRIO

Biodiversidade – ou diversidade biológica, é a grande a variedade de seres vivos de todas as origens, que são encontrados nos mais diferentes ambientes.

Capital humano – são os atributos (conhecimentos, competências e atributos de personalidade) adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência.

Conduta – modo com que nos comportamos, nossos procedimentos e atitudes diante da sociedade.

Conflito de interesses – situação que por conta de um interesse próprio, uma pessoa pode ser influenciada a agir contra os princípios da empresa, tomando uma decisão inapropriada ou deixando de cumprir alguma de suas responsabilidades profissionais. São situações onde o julgamento e/ou atitude da pessoa esteja talvez distorcida em favor de outros interesses, em detrimento dos da organização.

Ética – conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

Integridade – qualidade fundamentada pela retidão, imparcialidade e honestidade.

Patrimônio intelectual – conjunto de conhecimentos e informações, ou seja, a soma do capital humano e o capital estrutural.

Patrimônio moral – bem que integra os direitos da personalidade, como a honra, a dignidade, intimidade, a imagem, o bom nome etc.

Sustentabilidade – ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

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